Informática básica #1: Entenda o que é Hardware e Software
O que é Hardware e Software?
Se você entrou aqui é porque em algum momento esse questionamento foi lhe dado e você não soube como responder.
Primeiro eu quero que você se tranquilize, pois ninguém nasce sabendo tudo. Quando comecei meus estudos em informática, lá em 2004, se me fosse perguntado qual a diferença entre hardware e software, eu não saberia responder.
Hardware
Primeiro de tudo vamos falar sobre o Hardware (que é tudo o que pode ser tocado com as nossas mãos) ele pode ser dividido em quatro categorias: dispositivos de entrada, dispositivos de saída, componentes internos e dispositivos de armazenamento secundário.
Os dispositivos de entrada são aqueles componentes que permitem que informações sejam enviadas para “dentro” do computador. Por exemplo: o teclado nos permite escrever textos “dentro” do computador.
Outro dispositivo de entrada é o mouse, que nos permite realizar funções “dentro” do computador, como abrir e fechar programas.
Os dispositivos de saída são os componentes que fazem com que as informações sejam exibidas aos usuários. Por exemplo: o monitor, que mostra informações visuais como imagens e textos; a caixa de som e os fones de ouvido, que reproduzem informações sonoras.
Os componentes internos são um conjunto de peças que, quando conectadas entre si, fazem o computador funcionar, como exemplo podemos citar: memória ram, placa-mãe e processador.
Veja também:
Como obter informações do hardware do seu computador ou notebook?
Como descobrir o modelo da placa-mãe sem instalar nenhum programa
Por fim, os dispositivos de armazenamento secundário são aqueles responsáveis por gravar informações de forma permanente. Por exemplo, se você salva um arquivo e desliga o computador, o arquivo não será perdido. Temos como exemplo de dispositivos de armazenamento secundário o disco rígido (HD ou Hard Disk) e também o pendrive.
Software
De forma bem simples, o software é um conjunto de instruções que informam ao computador como trabalhar. Dentre as categorias de software temos por exemplo os sistemas operacionais e aplicativos.
Os sistemas operacionais são softwares responsáveis de fazer a ponte de comunicação entre usuário e computador, assim como são a base para que outros softwares funcionem.
Como sistemas operacionais temos por exemplo, nos casos de desktop e notebook: Windows, Linux e macOS. Já para smartphones e tablets, podemos citar como exemplo o Android e iOS
Os aplicativos são todos os outros softwares que são instalados dentro do sistema operacional. Por exemplo: para ler este artigo você está usando um navegador (Chrome, Firefox e etc.) que nada mais é do que um software da categoria de aplicativos.
Apoie nosso site:
Curta nossa pagina no Facebook
Siga nosso perfil no Instagram
Participe da nossa comunidade na Sparkle
0 Comentários